A vara para salto é um equipamento muito avançado. É construída com material composto por fibra de carbono e fibra de vidro em várias camadas. A vara deve ser capaz de absorver toda a energia do atleta quando ela curva e retornar toda a energia quando volta à posição normal. Estes materiais compostos perdem pouca energia quando se dobram e têm uma boa proporção força/peso.
Um saltador de aproximadamente 90 kg precisa colocar duas vezes mais energia sobre a vara do que outro com aproximadamente 45 kg. Mas a vara deve curvar na mesma intensidade, significando que um saltador mais pesado precisa de uma vara mais rígida do que o saltador mais leve. Logo, a rigidez da vara para salto deve ser cuidadosamente ajustada com o peso do saltador.
Qualquer coisa que ajude o saltador a correr mais rápido vai auxiliá-lo a ir mais alto. Reduzir o peso da vara para salto é uma maneira óbvia para ajudar o saltador a ir mais rápido. As varas de fibra de carbono utilizadas hoje são mais leves do que as varas para salto usadas no passado fabricadas com madeira, bambu ou metal.
Fonte: http://esporte.hsw.uol.com.br/salto-com-vara2.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário